Tema: Informação.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tema: Informação.

Mensagem  Leizt em Ter Out 06, 2009 11:52 am

Redação recebida:
sem titulo

metade do mundo afundou em sucatas quando a Uniao Sovietica nao acompanhou o precesso tecnologico informacional capitalista.O novo modelo subordinava a sociedade a constante atualização no processo produtivo bem como na capacitação dos funcionarios , consequentemente a absorção de todos os produtos pela sociedade
As novas relações de produção produziram o efeito citado por Stephen kanitz e indo mais fundo é importante pensar nao apenas na verassidade como na utilidade de se obter e como ira utiliza-la So esse uso mais racional podera fazer da informação algo mais que uma massa que vem e vai todos os dias
Exemplos de uso irracional sao o vestibular assim como a utilização profissional do aprendizado.a capacidade perde lugar para os diplomos, o conhecimento nao eh utilizado efeitvamente no entanto os procesos seletivos exigem muito mais sabedoria do que o nescessario aos estudos da carreira escolhida .
Entre as empresas o importatne é cortar despesar e aumentar a competitividade . Pouco importa a ética ou a qualidade de vida dos funcionarios O seu papel perdeu obrigações e ganhou poder se equiparando ou sumperando o de sesu paises sedes
Porem com tudu isso houve um grande salto na qualidade de vida da humanidade.O importante é pensar o preço pago para se te-lo,, no passado, ainda tinhamos 2 sistemas (mesmo que nao pudessemos escolher ) e agora?sera que a ditatura de stalin é pior que a do capitalismo?

1h 15 eh um tema de vestibular da unesp se nao me engano
depois passa o tema certinho


Hellowz!
Voltei depois de um tempo mas vamos direto para a redação.
Achei confusa. E esse tem se mostrado o maior problema da sua redação. Tenho certeza que qualquer corretor do mundo teria que lê-la pelo menos duas vezes. E isso não acontece porque a redação tem pensamentos complexos (o que de fato tem), mas sim porque a organização dessas idéias está um tanto confusa.
Isso de lado, a redação está, como sempre, muito superior ao que eu costumo escrever. Acho também que o tema foi alcançado, mas que talvez você tenha mais discutido a relação Capitalismo x Socialismo, do que a relação informação x Sociedade. Isso pode ser bem ruim. Achei arriscado mudar tanto de vertente e achei que em certos momentos o tema se perdeu em meio a briga da Guerra Fria..
Mais uma vez eu vou ignorar os erros que são claramente de digitação e me concentrar nos que parecerem mais graves e que aconteceram também no papel.
Eu devo estar escrevendo muito, é que to corrigindo em casa, então é bastante confortável e bastante fácil de escrever muito =D.
As palavras dentro dos parênteses e em vermelho, são as palavras que você tinha escrito errado. No texto estão as corretas.
Bom, vou corrigindo frase a frase e se for aparecendo mais alguma coisa vou colocando.

==============================================================

Sem título.

Metade do mundo afundou em sucatas quando a União Soviética não acompanhou o processo tecnológico informacional capitalista. O novo modelo subordinava a sociedade à (a) constante atualização no processo produtivo bem como na capacitação dos funcionários, consequentemente à (a) absorção de todos os produtos pela sociedade.
Gostei da introdução, só acho que pecou no final. A frase “consequentemente a (a) absorção de todos os produtos pela sociedade” poderia ser excluída do texto sem nenhuma perda de conteúdo para a redação. Ficou meio um desvio de tema.
As novas relações de produção produziram
É puramente estético, mas a sequencia “produção produziram” ficou feio de ler. É difícil prestar atenção em detalhes como esse no vestibular, mas vale a atenção.

As novas relações de produção produziram o efeito citado por Stephen Kanitz e indo mais fundo é importante pensar não apenas na veracidade (verassidade) como na utilidade de se obter e como ira utilizá-la.
Argumento bastante plausível mas mal organizado. Você não cita que está falando da informação na primeira frase, o que só faz entendê-la bem se acrescentarmos a palavra. Existe uma coisa na costura do texto também. A parte “(...) Stephe Kanitz e indo mais fundo é importante (...)” Poderia ser substituída por algo como: “(...)Stephen Kanitz e, aprofundando-se, é importante pensar”.
Algo me incomodou em “(...) utilidade de se obter (...)”, mas depois de muito pensar eu não consegui chegar à conclusão alguma, então deixa assim mesmo. Ah já sei. O que acontece é que você diz: “como na utilidade de se obter e como ira utilizá-la” Percebeu? 1)É preciso pensar na utilidade da informação.
2)e na maneira como utilizá-la.
É a mesma coisa. A “utilidade de se obter” é “para que você vai usar”. A mesma coisa que “como irá utilizá-la”.


Só esse uso mais racional poderá fazer da informação algo mais que uma massa que vem e vai todos os dias.

Excelente final de argumento.
O parágrafo poderia ser reconstruído assim:
“As novas relações de produção produziram o efeito citado por Stephen Kanitz. Aprofundando-se, é importante pensar não apenas na veracidade da informação, como também em sua utilidade. Só esse uso mais racional poderá fazer da informação algo mais que uma massa que vem e vai todos os dias.”


Exemplos de uso irracional são o vestibular assim como a utilização profissional do aprendizado a capacidade perde lugar para os diplomas, o conhecimento não é utilizado efetivamente no entanto os processo seletivos exigem muito mais sabedoria do que o necessário aos estudos da carreira escolhida

A palavra “sabedoria” acho que foi mal empregada. Conhecimento seria melhor colocado, mesmo que já tenha aparecido no texto.
Eu tenho certeza que esses são erros que só aparecem no e-mail, mas como é a versão que eu recebi, eu preciso dizer que existem erros graves de pontuação, comprometendo toda a compreensão do parágrafo. Este poderia ser reconstruído assim (para melhor clareza e coesão):
“Exemplos de uso irracional são os vestibulares e a utilização profissional do aprendizado. A capacidade perde lugar para os diplomas, o conhecimento não é utilizado efetivamente, no entanto, os processos seletivos exigem muito mais conhecimento que o necessário aos estudos da carreira escolhida”

Não melhorou tanto assim, o seu estava bom, era só arrumar a pontuação.
A expressão “No entanto” me pareceu que quebrou o ritmo do texto. Ela poderia ser trocada por “mas mesmo assim”. De qualquer forma é uma opinião puramente estética (mais uma vez).


Entre as empresas o importante é cortar despesas e aumentar a competitividade. Pouco importa a ética ou a qualidade de vida dos funcionários. O seu papel perdeu obrigações e ganhou poder se equiparando ou superando o de seus países sedes.
Só uma chamada: No final você diz “países sede”, mas no começo você não cita que o quadro está sendo exposto apenas no país. Isso ficou meio destoante. Acho que o problema vem sendo tratado até agora em escala global. Ter colocado essa coisa de a empresa ter mais poderes em países subdesenvolvidos fugiu bastante do tema.
E em particular agora: “ou superando”? Tio, elas são muito mais poderosas aqui do que nos países sedes. Aqui elas pintam e bordam e se o bicho pegar elas fecham o circo e montam em outro lugar.


Porém com tudo isso houve um grande salto na qualidade de vida da humanidade. O importante é pensar o preço pago para (se) te-lo, no passado, ainda tínhamos 2 sistemas (mesmo que não pudéssemos escolher ) e agora? Será que a ditatura de Stalin é pior que a do capitalismo?
Fechou bem, mas mais uma vez vou reclamar do tema. Na conclusão pouco ou nada se falou sobre a informação na sociedade. Posso pressupor que a frase “Porém com tudo isso houve um grande salto na qualidade de vida da humanidade” relaciona-se com o tema, mas isso ficou pouco explicito. Não sou adepto de terminar um texto com um ponto de interrogação mas gostei bastante do efeito criado. Eu coloquei o seu “se” entre parênteses ali porque ele é inútil e atrapalha o ritmo, pode ser tirado. Depois dos seus parênteses faltou um “mas” para fazer a ligação entre: “no passado, ainda tínhamos dois sistemas” e “e agora?”. Um ponto final também poderia ser colocado no lugar desse mas (dando um efeito bem mais bacana na minha opinião).

Ufffaaaaaa.
É isso.
Me inspirei, tirei a roupa da nossa amizade e taquei o pau!
O texto no geral está excelente. Eu daria facilmente um 8.0 se estivesse com a devida pontuação. Mas eu resolvi pegar pesado porque a minha professora pega leve comigo e eu vi como isso é chato (Masoquista).
Não fique muito chateado porque eu não sou profissional, muito menos mais competente que você, então isso não passa de uma opinião.

Espero por outras redações, pode mandar quantas quiser.
Jp
avatar
Leizt
Admin

Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/05/2009
Idade : 27
Localização : Araraquara

Ver perfil do usuário http://redacoes.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tema: Informação.

Mensagem  jeff1900 em Ter Out 06, 2009 12:31 pm

a correção estao muito bem feita
eu tenho muito porblema com pontuação mesmo e normalmente eh exatamente o que tu disse : tenho ideias complexas mais nao sei expressas faznedo com que o texto fique confuso
tem umas coisinhas que eu nao concordo como "como ira utiliza-la" achei nescessario masi pensando bem ate que sem tambem fico muito bom ... as tuas reontruções ficaram boas achoque naquela parte eu matei um pouco a estetica pra dizer uma informação
tambem tenho um pouco de problema de fica repetind a palavra do tema , nao sou bom em achar sinonimos e tenho uma extrema dificuldade em contruir as frases

a logica de falar do processo socialismo x capitalismo eh simples: alias eu nao falei do socialismo eu so usei ele pra dar um ponto de partida pra falar do que muidou quando o capitalismo prosperou . tudo ta ligado as novas relações que surgiram com a novo modo de produção entao ao inves de fala da informação que me parece um tanto vago resolvi falar do que causo a mudança e o que mudou entre as pessoas ... acho que foi +- isso so que aqui tambem nao consegui sintetiza o que eu queria (achoque nao to inspirado hoje)
fui me

jeff1900
Admin

Mensagens : 40
Data de inscrição : 14/05/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tema: Informação.

Mensagem  Leizt em Ter Out 06, 2009 3:51 pm

Essa parte do Socialismo x Capitalismo eu entendi. mas fico me perguntando se essa relação da sociedade com a informação é tão culpa do processo de industrialização e do modo de produção. Vai ver se fossemos Socialistas ou qq outra forma de governo a relação com o conhecimento seria a mesma. Mesmo que você não fosse utilizá-lo em fábricas.

De qq forma, foi uma ótima redação.

Jp
avatar
Leizt
Admin

Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/05/2009
Idade : 27
Localização : Araraquara

Ver perfil do usuário http://redacoes.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tema: Informação.

Mensagem  jeff1900 em Ter Out 06, 2009 4:27 pm

se o socialismo tivesse capacidade seria sim masi esse processo so se deu por ter concorrencia por causa da crise do pretroleo e baixa do polica anterior que era mais de intervenção do estado
se a informação nao tivesse entrado no processo de produção a gente nao precisaria dela nos moldes de hoje basicamente mudo por causa que agora ela eh fundamental pra sobrevivencia economica (aa vai perguntar isso pra fernanda po rsrs)

jeff1900
Admin

Mensagens : 40
Data de inscrição : 14/05/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tema: Informação.

Mensagem  Leizt em Ter Out 06, 2009 8:44 pm

Eu entendi o que vc quis dizer. Eu só não sou tão certo de que essa manipulação da informação tem uma ligação TÃO necessária com o modo de produção Capitalista. Talvez nós tivessemos outros avanças enormes em áreas de serviço público como a saúde por exemplo e os estudantes seriam obrigados a estudar medicina na escola.

Jp
avatar
Leizt
Admin

Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/05/2009
Idade : 27
Localização : Araraquara

Ver perfil do usuário http://redacoes.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tema: Informação.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum