Jp - Tema: Mentira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Jp - Tema: Mentira

Mensagem  Leizt em Sex Maio 29, 2009 8:04 pm

Olá!
Nossa, me euxari nessa redação =D
Eu tenho certeza que o tema poderia ser muito melhor explorado e tenho certeza que a redação poderia ter sido milhões de vezes melhor, mas isto é bem próximo do melhor que eu posso fazer agora. Taca o pau o quanto quiser tio '-' (no bom sentido ^^') Razz

Tema: Mentira
Tempo: 1 hora e 15 minutos
29 linhas de caderno
29/05/2009

Ciclíco

Não só com as palavras podemos enganar e mentir. Com atos, expressões corporais, olhares e gestos buscamos impressionar com uma mensagem não-verdadeira. Em um discursos políticos, em mesas sociais, em conversas entre amigos, em entrevistas de trabalho. Sempre ouvimos e dizemos mentiras. Classificada certas vezes como doença, ela traz consequências que abrangem também outros ambientes em que vivemos.
É comum o uso de mentiras em casa para explicar situações "complexas" às crianças. Como questões relacionadas ao sexo, ao ambiente onde vivem e as desigualdades sociais. Grande parte destas mentiras servem para esconder ou diminuir realidades consideradas "duras demais" e estórias cini as di Papai Noel, por terem fortes correntes com a realidade, aftam diretamente o imaginário infantil.
Com a adolescência, surge uma forte necessidade de antenção. Alguns jovens, por excessão, isolam-se no período, mas a maioria organiza-se em grupos de afinidades, onde a busca por destaque é constante e por isso enventam-se, integralmente ou não, histórias onde o locutor-personagem adquire admiração e respeito.
No casamento as mentiras continuam, agora principalmente para não enfraquecer a harmônia do lar. Mesmo que não haja adultério, o homem prefere não contar que estava com amigos, por exemplo. Neste contexto o casal educa um filho que vai novamente ouvir as estórias do ovo de Páscoa e dos presentes setentrionais, fechando o círculo cultural.
A mentira é arma poderosa na retórica. Muito utilizada para convencer, foi combustível de propagandas de guerra. Em utilização menos prejudicial, serve para acalmar ânimos ou polpar sentimentos. Deve-se, no entanto, tomar cuidado para não precisar tanto da mentira e acabar por faze-la sem consciência, perdendo-se qualquer nível de credibilidade.

Shocked Jp alien


Última edição por Leizt em Seg Jun 29, 2009 4:45 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Leizt
Admin

Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/05/2009
Idade : 27
Localização : Araraquara

Ver perfil do usuário http://redacoes.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jp - Tema: Mentira

Mensagem  jeff1900 em Sab Maio 30, 2009 1:25 am

a aaaaaaa .... começa a nossa saga no mundo obscuro dos temas subjetivos ...
vamos la, de primeira leitura o que mais chamo a atençao em relação a escrita foi alguns erros de pontuação, ordem de frases e uma repetição de ideias ... mais estou relendo varias vezes pq agora voce me deixou numa situação onde vo ter que buscar pelos pequenos erros (pelo menos os que eu considero pequenos rsrs) , mais nesse anspecto a redaçãop melhoro muito
onde voce pecou bastante foi na estrutura, no que dizer .fiquei com a impressao que voce argumentou na introdução (a mentira eh algo que esta inserido na vida contidiana e eh normal em qualquer periodo da vida humana) e depois voce usa os paragrafos seguindas pra explicar isso monstrando alguns modos como a mentira se manifesta em cada periodo (criança,adolecencia e vida adulta)
sobre a conclusao : voce me fez ter que pegar o livro rsrsrs , mais aqui diz :" a conclusao pode ser tambem fechada, quando recupera a ideia da tese, ou aberta, quando levanta uma hipotese, projeta um pensamento, uma proposta ou faz uma pergunta retórica, instigando a a reclexao do leitor.
no caso voce usa uma conclusao fechada ,e depois de reler pela milhonessima vez nao achei erros ^^

frase a frase

do começo ate "Sempre ouvimos e dizemos mentiras" (que nao precisava de ponto )repetem as ideias voce usa "exemplo, conclui; exemplo ;conclui" o que na hora de ler fica estranho . era so reescrever .. na minha opiniao fica mlehor assim:"Não só com as palavras podemos enganar e mentir. Com atos, expressões corporais, olhares e gestos buscamos impressionar com uma mensagem não-verdadeira. elas tambem fazem parte da nossa vida social ou do dia a dia de algumas profissoes ..." (puts demorei 20 minutos pra reescrever (omg))

1 paragrafo do argumento
complexas nao precisa de aspas precisa??(nao tneho certeza entao me diz o motivo que te fez coloca )..."...complexas" às crianças. Como questões relacionadas ..." nao precisa de ponto . "...consideradas "duras demais" e..." nao precisa de aspas , se voce teve esse problema 2x pq nao mudo a palavra. "...cini as di ..." entendi o que quis dizer mais o que que eh isso??rsrsrs

2 paragrafo do argumento
"Alguns jovens, por excessão, isolam-se no período, mas a maioria..." o interesse nao eh o excluidos e voce depois fala "a maioria" o que torna uma fuga ao tema (isso foi uma inclusao sem querer??^^) . "de afinidades" informação desnecessaria . "...integralmente ou não.." mato o que voce quis dizer , voce tambem pderia ter dito reiventam-se (ai o resto nao precisaria ser dito, mas o que se diz seria diferente)
3 paragrafo do argumento
nada a declarar (no estilo tama la da ca) gostei do setrentrional rsrsrsrs

conclusao
aqui eu so tinha ficado em duvida se o começo caracterizava uma argumentação , mais depois de ler a teria fico claro que era uma chamada a tese . entao , nada a declarar (estilo toma la da ca, como sempre)

heheee to cada vez mais me pegando a detalhes, sem nenhuma redundancia ^^ , as fugas ficaram resumidas a palavras e nao coloco aqueles adverbios desnecessarios . o problema maior nessa foi a exploração do tema que foi bem fraca o que te levo a ficar preso a um argumento so a redação toda . ha coesao entre os paragrafos do desenvolvimento mais nao ha entre a intrdução e o argumento e entre o argumento e a conclusao , coesao entre as frases +- visto que voce pontuo mau 2x e podia ter usa um pronome la na introdução tambem . como ja disse voce argumento na introdução

demorei mais tempo corrigindo do que tu demoro pra fazer ... que loko fuime

jeff1900
Admin

Mensagens : 40
Data de inscrição : 14/05/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jp - Tema: Mentira

Mensagem  Leizt em Sab Maio 30, 2009 11:36 am

lol
Dessa vezsó algumas lágrimas já fizeram eu me sentir melhor ^^'
Então, os erros de pontuação foi besteira minha. Na hora que eu escrevi no caderno as pontuações estavam um tanto poéticas demais, aí na hora de colocar no fórum eu quis deixar mais objetivo, mas como eu estava prestando pouca atenção, porque eu estava na Lan House ^^", acabei por passar tudo meio errado.

"...cini as di ..." entendi o que quis dizer mais o que que eh isso??rsrsrs
Ish tio, nem pergunta que eu não sei ^^" Razz
É que eu digitei errado, era pra ser :"Como as do". Eu tava digitando sem olhar pro teclado e não corrigi. Da próxima vez prometo maior atenção.

Eu fiquei na dúvida quanto a colocar aspas em "complexas" e "duras demais" mas no final decidi por colocar, por ser um sentido figurado e não o sentido real da palavra. Mas pensando agora, to achando bem melhor sem as aspas.

No mais a redação ficou bastante fraca mesmo. Eu não sabia por onde começar no tema, então me foquei em não cometer redundâncias, que são minha especialidade, e se elas não sumiram, ao menos diminuiram drasticamente.

To ansioso pra ler e corrigir a sua. cyclops

Jp alien
avatar
Leizt
Admin

Mensagens : 30
Data de inscrição : 12/05/2009
Idade : 27
Localização : Araraquara

Ver perfil do usuário http://redacoes.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jp - Tema: Mentira

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum